Inteligência Artificial no SaaS: como inovar um setor que já nasce digital?

Inteligência Artificial no SaaS: como inovar um setor que já nasce digital?

A inteligência artificial no SaaS simboliza a combinação perfeita. Se um trabalha para criar máquinas inteligentes e o outro é especialista em dados, basta um empurrãozinho por parte do machine learning para que esse casamento gere frutos tecnológicos incríveis.

Tecnicamente falando, o software as a service é diretamente dependente de cloud computing, precisa de um grau mínimo de conectividade disponível e garantia de segurança de todos os dados e informações. A costura entre os itens precisa ser bem feita e ter o encaixe perfeito, ou então o SaaS não consegue cumprir o seu papel.

Alguns deles você confere a seguir:

O impacto da inteligência artificial no SaaS

Em termos gerais, a IA permite que o software como serviço aconteça. Esta ramificação da transformação digital chegou para revolucionar este ramo de negócios e já tem feito muita coisa interessante.

automação é um deles e se manifesta de diversas maneiras. O autosserviço, o processo de onboarding de algum software, a disponibilidade full-time e a interatividade do humano com a máquina são alguns exemplos.

personalização é outro componente do SaaS suportado pela IA. “Com processamento de linguagem natural e controle por voz, juntamente com controles dinâmicos desenvolvidos automaticamente a partir de interações anteriores para apresentar apenas a configuração que um cliente espera quando precisa, o uso de ferramentas SaaS se tornará uma brincadeira de criança. Isso reduz os obstáculos à adoção e permite que mais serviços se tornem parte do pacote de software diário de cada usuário.”

ciclo de desenvolvimento para produtos SaaS também foi otimizado pela inteligência artificial. Processos que antes duravam meses, agora podem ser feitos em alguns minutos. Considerando a área de desenvolvimento, existem códigos que podem ser implantados em segundos.

É claro que, quando o código apresenta problemas, o prejuízo financeiro para a empresa pode ser enorme. A inteligência artificial surge para fazer esse resgate, com a previsão de erros, a interpretação de várias linguagens distintas, a análise de cada script e o aprimoramento de correções e atualizações.

O diretor de branding e comunicação da Unbabel, Matthew Carrozo, publicou um texto que segue essa mesma linha de pensamento. Nele, ele mostra que a Microsoft não apenas está testando códigos com o auxílio da IA, como também “está trabalhando em sistemas que irão implementar a IA para desenvolver o código em si — em breve nós iremos treinar a inteligência artificial para escrever código da mesma maneira que treinamos um cachorro para sentar.”

E, por ser capaz de aprender e replicar ações que apresentam algum tipo de risco, a inteligência artificial no SaaS aprimora a segurança de dados online. A Oracle, por exemplo, começou a aplicar técnicas de machine learning em seu regime de segurança específico em nuvem.

Muito além do software

Não há dúvidas de que a inteligência artificial entrega mais eficiência aos processos digitais. E não estamos falando apenas do setor de TI. Os efeitos da IA no SaaS se propagam em todos os segmentos empresariais, incluindo vendas, atendimento ao consumidor, marketing e finanças.

Uma pesquisa da McKinsey realizada com 3 mil executivos, realizada em 2017, revela que 40% das organizações estão em fase de experimentação de soluções que incluem inteligência artificial e software as service. Alguns casos recentes incluem o Einstein, da Salesforce; o Intelligent Bots, da Oracle; e o Azure Cognitive Services, da Microsoft.

A próxima geração de desenvolvedores SaaS certamente estará focada na aplicação da inteligência artificial para gerar ainda mais resultados — amadurecimento imprescindível para todos os setores.

Para continuar aprendendo sobre o assunto, entenda todo o poder da Inteligência Artificial nos negócios e em nossas vidas!

Tiago Magnus

Tiago Magnus

Fundador do TD | TransformaçãoDigital.com

Leave a comment

Share

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email