Como conseguimos nossos primeiros clientes pagantes usando integrações

Como conseguimos nossos primeiros clientes pagantes usando integrações

O Canal de Marketing Baseado em Marketplace.

Normalmente, as startups encontram problemas para consegui seus primeiros clientes pagantes, eu passei por isso no Bybrand, nesse período de dois anos. Abaixo conto uma pequena história de como as integrações com aplicativos de terceiros se tornou um ótimo canal de aquisição de clientes qualificados, que compram de fato um plano.


Como diz o ditado.

Onde há concorrentes, existe um mercado.

Esta é uma palavra bem conhecida no mundo dos negócios. Um empreendedor que fala, em uma apresentação, que sua empresa não tem concorrência dá às pessoas uma boa razão para lhe virarem as costa.

Quando iniciei em 2017, vi que eu tinha uma grande quantidade de concorrentes diretos e indiretos. Pensei rápido, que merda. Como posso fazer a mesma coisa, mas de uma maneira diferente?

Eu olhei para onde meus clientes em potencial poderiam estar. Onde as pessoas usam assinaturas de e-mail? Bom, pensei, no cliente de e-mail. No entanto, esse não é o único lugar, ela pode ser usada em um sistema de CRM, um software de helpdesk ou plataformas de e-mail marketing.

Então fui conhecer melhor esses softwares.

Dei uma olhada na API do Gmail e eles tinham um método para atualizar a assinatura por um aplicativo de terceiros. Fui no Freshdesk e eles também tinham um endpoint para atualizar as assinaturas dos agentes de suporte.

Bingo, encontrei!

Voltei para os concorrentes, e ninguém fazia atualizações de assinatura de e-mail via API. Isso foi um pouco depois de Abril de 2017, quando coloquei a versão inicial no ar. Eu pensei, temos um potencial enorme para facilitar o trabalho dos clientes, e nenhuma empresa usando.

É em integrações com apps de terceiros onde temos que colocar toda a nossa atenção do desenvolvimento.

Google Mail a primeira integração

Começamos a trabalhar com o Gmail para criar a possibilidade de atualizar as assinaturas, sem a necessidade de copiar e colar o código na área de assinatura do webmail.

Era de se imaginar que seria a primeira integração, a API do Gmail é linda, bem documentada e com exemplos que funcionam.

Foi uma enorme experiência. Fomos capazes de aprender os fundamentos de como a API do Gmail funcionava, bem como a autenticação com o OAuth 2, escopos, limites e segurança, e até mesmo padrões de design para o botão “fazer login com o Google”.

Se você não seguir o padrão, seu aplicativo não será aceito no painel do desenvolvedor do Google.

Depois do problema com o Cambridge Analytica e o Facebook, todas as plataformas sociais melhoraram a segurança. O Google está no final do processo para melhorar ainda mais a segurança com aplicativos de terceiros, no Bybrand estamos ainda na etapa de nova validação.

No entanto, apenas uma integração com o Gmail não seria o suficiente. Estamos desenvolvendo o Bybrand pensando no mercado B2B e as contas pessoais do Gmail não acomodam de fato esse público.

Integrações Corporativas

O software de helpdesk é onde eu vi um potencial para integrações com o Bybrand. Os tickets de suporte geralmente são enviados com uma assinatura de e-mail e ter uma assinatura em HTML pode agregar valor ao cliente, gerando mais cliques na página do site, na mídia social e na base de conhecimento.

Analisei dezenas de softwares, como:

  • Help Scout;
  • Zendesk;
  • Kayako;
  • Groove;
  • Reamaze;
  • Freshdesk;
  • Front;
  • Zoho Desk;

Ufa, a lista é maior…

Para a minha felicidade o Freshdesk e o Zoho Desk tinham métodos (endpoint) que possibilitava a atualização de uma assinatura do agente via API. Eu acredito que até hoje, apenas esses dois software possibilitam a atualização.

Eu tentei fazer lobby para o Help Scout (software que uso no Bybrand), Zendesk, Groove mas não tive sucesso.

Twiiter para Groove

Retomando a história, criei a integração com o Freshdesk e introduzi o Bybrand no Marketplace Freshdesk, foi nesse ponto que as coisas começaram a melhorar.

Descobrindo um canal de marketing

Canal de Marketing baseado em Marketplace

Ter o Bybrand listado no Marketplace tornou-se um meio eficiente de consegui clientes, não apenas para o período de free-trial mas também como clientes pagantes. Os cadastros via Freshdesk têm uma chance maior de se tornarem clientes em comparação com outras fontes.

É de se imaginar, se uma empresa tem o cuidado de contratar um software de helpdesk para atender melhor os seus clientes, há uma grande chance de que eles também comprem o Bybrand, para padronizar a comunicação por e-mail.

Freshdesk é uma empresa global, você pode esperar em seu site clientes de boa parte do mundo, principalmente dos EUA, Reino Unido e Austrália. Um bom número também da Índia, mas os indianos não compram.

Depois da boa experiência com o Freshdesk, segui o mesmo processo para integrar com o Zoho Desk e cuidar para ter o Bybrand no Zoho Desk Marketplace.

Ao longo da jornada, criamos outras integrações, que foram mais associado ao marketing e monitoramento, como Bitly e Google Analytics.

Voltando para o Google

A integração com o G Suite foi desde o início o grande sonho. Mas o desenvolvimento levou uns três meses. A experiência anterior com o Gmail ajudou, mas uma organização que usa o G Suite envolve processos complicados.

Eu me refiro a segurança, e autenticação.

Nós ainda não estamos no G Suite Marketplace, por conta de alguns pendência de configuração do SSO, eu acredito que isso significa que temos que ter o Google Sign-In. Bom, não entramos a fundo nesse problema.

A parte interessante da integração com G Suite é que os concorrentes desaparecem, quando você busca no Google a frase “gerenciador de assinatura de e-mail para G Suite” os concorrentes diretos de 10 se tornam 3. (uma busca simulada na America do Norte)

São poucos concorrentes não por falta de mercado. E sim, investimento no desenvolvimento do produto. O G Suite conta com mais de 3 milhões clientes entre pequenas empresa a corporações na Fortune 500.

A partir de janeiro de 2017, o Google tem 3 milhões de empresas pagando pelo G Suite
https://en.wikipedia.org/wiki/G_Suite#Customers

Bybrand deixou de ser uma empresa desconhecida, ao digitar “gerador de assinatura de e-mail” na pesquisa do Google, para um conhecido, quando a busca é: gerador de assinatura de e-mail para G Suite, em inglês.

Você sabe, se sua página estiver nas primeiras posições da busca orgânica do Google, esse é um motivo de muita comemoração 🎉.


Todas as integrações, seja com o Google, Zoho ou Bitly foram criadas o mais básico-funcional possível. Para ser lançada, criar uma landing page e começar a engajar.

Conclusão

Não prolongando muito o artigo.

Nessa rápida história sobre o Bybrand e suas integrações, eu tentei mostrar como é possível obter bons canais de marketing de parceiros, usando API e o Marketplace.

API é o caminho.

Geralmente são gratuitos, duram para sempre e tem o custo exclusivo de apenas algumas semanas de desenvolvimento. Por exemplo, se sua empresa se integra ao Zapier, é muito provável que uma postagem no blog do Zapier seja criada.

Eu fiz uma pequena lista de empresas que têm boas APIs e que pode ser usado como integrações de terceiros.

  • Mailerlite;
  • Pipedrive;
  • Zoho Marketplace;
  • Fresdesk Marketplace;
  • Slack;
  • Zendesk;
  • Rebrandly
  • Zapier;
  • Calendly;
  • Aircall;
  • Unsplash;

Essa é uma pequena lista das empresas que conheço, mas existem centenas de outras. (por favor, escreva nos comentários se conhecer mais.)

Nós temos muito a desenvolver ainda com o Bybrand, acho que estamos apenas no começo das integrações. Sem mencionar que, ainda não temos a nossa própria API pública.


Esse artigo foi publicado originalmente no Indie Hackers, versão em Inglês e pode ser consultado em https://www.indiehackers.com/@ursoforte/how-integrations-with-third-party-apps-have-helped-me-to-win-loyal-customers-5a218ea132

Obrigado pelo espaço.

Bernardo Castro

Bernardo Castro

I’m a back-end Developer. I loves work with email solutions. In the my free time, you can find me on some mountain. Founder @bybrandio

Leave a comment

Share

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email